segunda-feira, junho 21, 2010

Instalando o KeePassX no Linux



No caso de você não conhecer o que é o KeePassX, aqui vai uma breve descrição...

KeePassX é uma aplicação para pessoas com alta demanda em gerenciamento seguro de dados pessoais. Ele possui uma interface leve, é multi-plataforma e publicado sob os termos da GNU General Public License.


KeePassX salva muitas informações diferentes, como: usuários, senhas, urls, anexos e comentários em uma única base de dados. Para uma melhor gerência, títulos e ícones personalizados podem ser especificados para entrada. Além disso, as entradas podem ser classificadas em grupos, que também são personalizáveis. A função de busca integrada possibilita procurar em um único grupo ou em toda a base de dados.

KeePassX oferece um pequeno utilitário para geração de senhas seguras, O gerador de senhas é altamente personalizável, rápido e simples de usar. Pessoas que geram senhas frequentemente irão apreciar essa característica.

A base de dados é completamente criptografada com o algoritmo AES (conhecido como Rijndael) ou Twofish utilizando uma chave de 256 bits. Portanto, a informação salva pode ser considerada suficientemente segura. KeePassX utiliza um formato de base de dados que é compatível com KeePass Password Safe. Isso torna a utilização da aplicação ainda mais favorável.

Originalmente KeePassX era chamado KeePass/L para Linux uma vez que foi portado da aplicação windows KeePass Password Safe. Depois que KeePass/L se tornou uma aplicação multi-plataforma, o nome não era mais apropriado, e portanto o nome foi modificado para KeePassX em 22 de março de 2006.


Passo a passo para instalação do KeePassX em um Linux Fedora 13:

- Baixe o código fonte do KeePassX aqui;

- Instale as dependências para compilação do KeePassX:
# yum install autoconf automake libtool ntp gcc openssl-devel gcc-c++ make xorg-x11-proto-devel libXtst-devel

- Descompacte o código fonte em um diretório temporário:
# tar xvfz keepassx-0.4.3.tar.gz

- Dentro do diretório do código fonte, digite os comandos para compilação:
# qmake-qt4
# make
# make install


Pronto, está compilado e instalado, basta chamar o programa com o comando keepassx.



Nesse link, você poderá ver mais telas do KeePassX em ação. A interface é intuitiva, mas caso precise de ajuda, poderá verificar na ajuda do programa ou no site do KeePassX.

UPDATE: Esse meu guia era antigo, e agora o Fedora já inclui o KeePassX em seus repositórios oficiais e a instalação ficou ainda mais fácil, bastando dar o comando:
# yum install keepassx

Mas o guia continua válido se você utilizar alguma outra versão de Linux (ou BSD) e precisar compilar de seu código fonte.

Nenhum comentário: