domingo, novembro 16, 2008

Meu primeiro computador

Logo após ter o primeiro contato com um computador em 1989, decidi que deveria conseguir um de qualquer jeito, incomodei meu pai até que consegui comprar em 1991 um MSX PLUS 1.1 da Gradiente, um computador que foi muito popular aqui no Brasil nessa época.

Não tenho dúvida nenhuma que foram as experiências que tive com meu MSX que acenderam a minha curiosidade como tudo funcionava. Com um processador simples, o Zilog Z80 e apenas 24K de memória livre após o boot (na verdade ele vinha com 64K, porém a ROM com o a linguagem Basic ocupava todo esse espaço), eu lia tudo que encontrava a respeito do computador, e como não existia a internet comercial ainda, a documentação era conseguida através de contatos com outras pessoas que também possuíam o MSX, livros e revistas.


No MSX eu pude programar em Assembler (usei muito os PEEK's e POKE's), Basic, Pascal, DBase e até Cobol. Além disso havia muitos jogos e aplicativos para o MSX. Até hoje existem diversos grupos que se reúnem para relembrar o MSX e trocar informações sobre a plataforma, eu particularmente não participei de nenhum. Mas relembro com saudades aquele tempo, quando um admirável mundo novo de possibilidades se abria aos meus olhos e ateava a minha curiosidade.

5 comentários:

Rafael disse...

Bah... bateu uma saudade agora. :)

Eu tenho um Hot Bit 1.0, depois transformado para 2. Mas não tá funcionando legal...

Unknown disse...

Bá tchê, bons tempos.

Eu tive um CP-200 com gravador, depois troquei por um MSX Hotbit, também com gravador.

Com o tempo comprei uma MegaRAM e um drive de 5 1/4 180Kb. Show de bola !!!

Bateu agora uma nostalgia....

Unknown disse...

Bah Zucco!
Deu uma baita saudade ao ver as fotos dos livros e das revistas... eu também comecei com um Expert 1.1, em 1987, e passei pelos mesmos passos... basic, assembly, dbase, pascal, etc. :D Até hoje eu acho que quem pegou essa fase enxerga a computação de uma forma bem diferente.
Abração!
Fábio Olivé

Anônimo disse...

Chore de emoção agora:

http://www.datacassete.com.br/

(seção revistas)

Diego DENE disse...

eu tinha em casa um desses MSX expert (ou algo do tipo)
uma pena q na época só me interessava pelo meu nintendo
até vou procurar pra ver se tenho algum livro antigo dele.

ps:
boa palestra lá no TcheLinux