domingo, novembro 16, 2008

Meu primeiro computador

Logo após ter o primeiro contato com um computador em 1989, decidi que deveria conseguir um de qualquer jeito, incomodei meu pai até que consegui comprar em 1991 um MSX PLUS 1.1 da Gradiente, um computador que foi muito popular aqui no Brasil nessa época.

Não tenho dúvida nenhuma que foram as experiências que tive com meu MSX que acenderam a minha curiosidade como tudo funcionava. Com um processador simples, o Zilog Z80 e apenas 24K de memória livre após o boot (na verdade ele vinha com 64K, porém a ROM com o a linguagem Basic ocupava todo esse espaço), eu lia tudo que encontrava a respeito do computador, e como não existia a internet comercial ainda, a documentação era conseguida através de contatos com outras pessoas que também possuíam o MSX, livros e revistas.


No MSX eu pude programar em Assembler (usei muito os PEEK's e POKE's), Basic, Pascal, DBase e até Cobol. Além disso havia muitos jogos e aplicativos para o MSX. Até hoje existem diversos grupos que se reúnem para relembrar o MSX e trocar informações sobre a plataforma, eu particularmente não participei de nenhum. Mas relembro com saudades aquele tempo, quando um admirável mundo novo de possibilidades se abria aos meus olhos e ateava a minha curiosidade.

7 comentários:

webmaster disse...

Bah... bateu uma saudade agora. :)

Eu tenho um Hot Bit 1.0, depois transformado para 2. Mas não tá funcionando legal...

Marcelo Terres disse...

Bá tchê, bons tempos.

Eu tive um CP-200 com gravador, depois troquei por um MSX Hotbit, também com gravador.

Com o tempo comprei uma MegaRAM e um drive de 5 1/4 180Kb. Show de bola !!!

Bateu agora uma nostalgia....

Fábio Olivé disse...

Bah Zucco!
Deu uma baita saudade ao ver as fotos dos livros e das revistas... eu também comecei com um Expert 1.1, em 1987, e passei pelos mesmos passos... basic, assembly, dbase, pascal, etc. :D Até hoje eu acho que quem pegou essa fase enxerga a computação de uma forma bem diferente.
Abração!
Fábio Olivé

ferhr disse...

Chore de emoção agora:

http://www.datacassete.com.br/

(seção revistas)

Diego DENE disse...

eu tinha em casa um desses MSX expert (ou algo do tipo)
uma pena q na época só me interessava pelo meu nintendo
até vou procurar pra ver se tenho algum livro antigo dele.

ps:
boa palestra lá no TcheLinux

milf disse...

1。那混合物是更缓慢的 ... 但是 Lexus 的即将到来混合版本 ' 将是比气体气体更快的唯一的版本如好地有多马力。不要自夸速度,但是我被吸引轮流开送行为 90,是警察给我一次休息。
2。那不是很
... 只是通过在城市乘公交车往返我储蓄过来 $ 5000/yr 与我的以前的汽车,吉普车切诺基相比。超过 5 年,会是 $ 更不用说会进一步增强我的储蓄的最近的比率远足的 20K。这样除非你是在你的父母的地产上吸的一个浪费的儿子,你的声明是一束公牛。

milf disse...

3. 45 (90 r/t)
45mpg 天是 2 我的车上> 8 加>>比。那每天是 6 >仑的一笔>蓄, 120 月, 1440 每年者 5040 (根 3.5 元/) ... 加上它发表 1/10th CO2。多愚蠢是它不要骑一个,去算进今天和年龄。
4.缺少了解 ... 是真的,实际上我个人这样那样喜欢它我可能享受所有鼓励;税,合伙用车,免费停车米, prius 业主之间的秘密的信号,等等;这样自私地说那我真地在那里在享受在所有气体汽车业主上的所有权那没有一个想法多少我这辆汽车有的嬉戏。我 junked 我的 SL,郊区对我的 Prius ... 你应该也。