domingo, março 28, 2010

VMware-server-2.0.2-203138 + Fedora 12 + Kernel 2.6.32

Apesar de preferir outros softwares para virtualização, como o Virtualbox, KVM e Xen, tive a necessidade de instalar o VMWare na minha máquina esse final de semana, para brincar um pouco com a máquina virtual OWASP Broken Web Applications Project. Eu sei que existem ferramentas para conversão de máquinas virtuais vmware para outros formatos, mas não tive sucesso nas poucas vezes que tentei fazer isso.

Acho que foram poucas vezes que o VMWare Server não deu problemas na instalação no Fedora Linux, por isso segue abaixo os passos que precisei realizar para instalá-lo com sucesso:

- Rodar esse script conforme passos descritos em http://radu.cotescu.com/2010/01/19/how-to-install-vmware-server-ubuntu-fedora-opensuse/ ou aplicar esse patch manualmente: VMware-server-2.0.2-203138-update.patch;

- Vai dar erro de compilação do vmnet. Para consertar, edite o arquivo vnetUserListener.c e adicione o '#include "compat_sched.h"', conforme instruções apresentadas em http://blog.chmouel.com/2009/12/05/vmware-vmplayer-and-kernel-2-6-32/.

Após esses dois passos, rode a instalação normalmente.

E não é só isso. Caso tenha problemas em acessar o VMWare Console, baixe esse script presente em http://shellack.de/info/content/vmware-server-20-console-failure.


Espero que essa dica tenha sido útil como foi para mim.


PS: ás vezes usuário Linux sofre... :-(

UPDATE: Consegui rodar a máquina virtual do OWASP Broken Web Applications Project no VirtualBox usando a solução 2 demonstrada em http://www.ubuntugeek.com/howto-convert-vmware-image-to-virtualbox-image.html.

4 comentários:

Marcos Mantovani disse...

Grande Jeronimo!

Cara, muito legal o teu blog!
A pessoa percebe [imediatamente] que tu entendes do negócio!
Parabéns pelo trabalho!

Quisera eu poder bater um papo contigo sobre o Linux!

Abração! Mantovani

Carlos Quintal disse...

Perfeito !!! Estava quebrando pra fazer funcionar no fedora 12. Obrigado!!!

Seo forum disse...

Thanks for sharing such an excellent article. Keep posting more and more..

Funny blog site disse...

Its really good post. Keep up your work done..