quarta-feira, fevereiro 10, 2010

CISSP

Demorei para postar, mas agora vai: passei na prova de certificação do CISSP - Certified Information Systems Security Professional.



Para quem não conhece, o CISSP é uma das mais cobiçadas certificações de segurança da informação, não só no Brasil mas também no mundo. Ele é emitido e mantido pelo consórcio ISC2 (International Information Systems Security Certification Consortium), fundado com o objetivo de estabelecer critérios para avaliar profissionais que trabalham com segurança da informação.

Apesar de eu ter feito a prova em dezembro de 2009, o resultado demorou em torno de um mês para sair, e após receber o e-mail com o resultado positivo, não basta apenas passar na prova, levou mais um mês para questões de envio de documentação. Existem
alguns requisitos para se tornar CISSP, como:

- Possuir um mínimo de 5 anos de experiência de trabalho em regime full-time na área de segurança em 2 ou mais dos 10 domínios do CBK (Common Body of Knowledge);

- Comprovar a experiência profissional e aceitar o código de ética CISSP;

- Responder algumas questões na inscrição sobre o seu histórico criminal;

- Passar no exame CISSP com uma pontuação de 700 pontos ou mais. O exame é de múltipla escolha, consistido de 250 questões com quatro alternativas cada, e deve ser concluída num período de até 6 horas (acredite, você vai precisar de todo esse tempo);

- Ter a sua qualificação endossada por outro profissional certificado.


O CBK (Common Body of Knowledge) é dividido em 10 dominios:

- Access Control
- Application Security
- Business Continuity and Disaster Recovery Planning
- Cryptography
- Information Security and Risk Management
- Legal, Regulations, Compliance and Investigations
- Operations Security
- Physical (Environmental) Security
- Security Architecture and Design
- Telecommunications and Network Security

O material é vasto, e demanda bastante tempo. O livro mais conhecido sobre o assunto é o All-in-One, da Shon Harris. Além do material oficial da ISC2, simulados na internet, forums, grupo de estudos, etc.




Em 2008 eu já havia pensado em realizar essa certificação, porém comecei a estudar mesmo no período de abril até dezembro de 2009.

Um bom resumo sobre a certificação CISSP pode ser vista aqui: http://www.cccure.org/flash/intro/player.html.

Como já disse o meu amigo Marcos, não acho que pessoas certificadas são melhores profissionais que pessoas não certificadas, mas as certificações ajudam muito na carreira profissional e o aprendizado durante o estudo pode ser mais válido do que a própria certificação. E eu encarei essa certificação como um desafio pra mim, visto que precisei estudar muito. E aprendi muito, estudo nunca é tempo perdido. E a certificação veio como recompensa dessa dedicação.

2 comentários:

Marcelo Moreira de Mello disse...

Parabéns Zucco!!! Sucesso!!!

Leandro Godoy disse...

Parabens ...