terça-feira, abril 21, 2009

IRPF 2009 e ReceitaNet Java no Fedora 10

No Fedora 10, o IRPF 2009 em java até funciona bem. Mas para transmitir a declaração, é necessário ter o ReceitaNet Java, e esse apresenta problemas no Linux:

$ ./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin

Assistente InstallShield

Inicializando Assistente InstallShield…

Procurando Java(tm) Virtual Machine…
…………………………The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)


Só para variar, deve ser feito uma gambiarra para conseguir instalar o ReceitaNet:

./ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin -is:javahome /usr/java/jre1.6.0_07


Quando será que a Receita vai se convencer que a declaração deve ser via web, para evitar esse tipo de problema ?


Update: Encontrei diversos relatos na internet de pessoas que não conseguiram imprimir o recibo de envio. E isso independente de sistema operacional, seja Windows ou Linux. Isso aconteceu comigo também, para conseguir imprimir o recibo, é preciso manualmente copiar a declaração da pasta gravadas para a pasta transmitidas.

Esse software da Receita é um LIXO !

5 comentários:

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Com o receitanet não tive nenhum problema, usando Ubuntu 9.04, mas no windows tive problemas para imprimir o recibo da declaração do meu Pai, problema este que não tive no linux.

mkmouse disse...

Eu tive problemas com quase tudo da RF na versão Kubuntu 9,04, mas o pior mesmo foi o envio, que não instala de jeito nenhum, não consegue ler o arquivo .inf erro (104).
Eu usei a versão Kubuntu 8,10 e o programa da RF se instalou sem problemas, foi ai que cai na besteira de enviar a declaração por por ele.
resultado a declaração foi enviada (estava em outro HD), a pasta de recebimento do recibo foi criada e o recibo que não foi para a referida pasta ainda está corrompido (pelo menos é o que diz a RF toda a vez que tento imprimir) gente este programa da RF para ser mal feito ainda tem que melhorar muito...

mkmouse disse...

Só para complementar.:
Agora eu tenho uma declaração que a RF diz ter sido entregue, um recibo que não posso imprimir e a mesma RF nao me dá meios de uma nova cópia do recibo (sem corrupção).
É ou não é o fim da picada?

Evandro Avellar disse...

Tambem tive o mesmo problema, na hora de imprimir o recibo, ele gerava um arquivo em branco, com algumas linhas e apenas o texto final.

Aparemente o problema encontra-se na versao padrão do java (openjdk-6-jre) que é utilizada pelo ubuntu, que é incompatível com o programa da receita.

Resolvi o problema instalando o java da sun

(sun-java6-jre)

e chamando o programa da receita diretamente, através do comando:

/usr/lib/jvm/java-6-sun/bin/java -jar ProgramasRFB/irpf2009/irpf.jar

Caso já tenha instalado o sun-java6-jre, basta chamar o programa da receita pelo comando acima.

Abraço,

Evandro Avellar

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema com relação a impressão do recibo. Fiz a declaração em um computador e enviei de outro, e não consigo imprimir o recibo. Não tem solução??