Praia. Sol. Descanso merecido e um bom livro para ler na beira do mar de Florianópolis. Mas como todo bom nerd, o assunto não foge muito, mesmo durante o descanso.
Nas últimas férias, li o livro Rebel Code: Linux and the Open Source Revolution, de Glyn Moody.
Leitura recomendada para todos os amantes do software livre. Conta diversas histórias sobre como surgiram vários softwares de código aberto (entre eles: Linux, X, Mosaic, Gnome, KDE, Apache, Sendmail), o próprio movimento GNU, distribuições Linux, etc.
Algumas curiosidades que estão no livro:
- Andrew Tanenbaum: quem estudou (ou estuda) computação, sabe quem é ele. Além de seus livros, eu conhecia também a sua histórica flamewar com Linus Torvalds, na lista de discussão do Minix. Mas você sabia que antes disso tudo, Richard Stallman também trocou farpas com Tanenbaum? Tudo porque no início do projeto GNU, Stallman estava precisando de um compilador C, e tentou convencer Tanembaum de tornar livre o Amsterdam Compiler Kit (ACK). A resposta de Tanenbaum foi: "Porque você não desiste dessa idéia triste de criar um sistema livre? Eu gostaria de alguns utilitários para distribuir junto com o compilador para incrementar as vendas. Contribua com alguns utilitários e lhe darei uma parte dos lucros." O que para Tanenbaum parecia generosidade, foi um insulto para Stallman, é claro. Pode se dizer que, indiretamente, Tanembaum foi um dos grandes motivadores da criação do GCC e do Linux, os maiores projetos de software livre atuais.
- Quando comprou seu primeiro computador da arquitetura x86, em Janeiro de 1991, Linus Torvalds passou 70% do tempo jogando Prince of Persia enquanto aguardava os disquetes do minix que havia encomendado pelo correio.
- A Microsoft foi o principal fator que ajudou o Linux a se tornar mais popular que o unix 386BSD. A razão disso? Linux era capaz de ser dual-boot, enquanto o BSD não, e muitas pessoas queriam ter os dois sistemas operacionais usando a mesma máquina. Além disso, o 386BSD exigia co-processador aritmético (80387), o que tornava o equipamento mais caro e inacessível, enquanto o Linux emulava o 80387 por software. Pequenas decisões que fazem toda a diferença. Depois, é claro, o principal fator da escolha de um ao invés de outro foi a dúvida legal existente devido ao processo USL v. BSDi.
- A primeira aplicação comercial desenvolvida para rodar em Linux foi o Flagship da Multisoft.
Cansei de escrever. Para saber mais, você vai ter que ler o livro. Vale a pena. :-)
segunda-feira, março 09, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário