domingo, março 28, 2010

VMware-server-2.0.2-203138 + Fedora 12 + Kernel 2.6.32

Apesar de preferir outros softwares para virtualização, como o Virtualbox, KVM e Xen, tive a necessidade de instalar o VMWare na minha máquina esse final de semana, para brincar um pouco com a máquina virtual OWASP Broken Web Applications Project. Eu sei que existem ferramentas para conversão de máquinas virtuais vmware para outros formatos, mas não tive sucesso nas poucas vezes que tentei fazer isso.

Acho que foram poucas vezes que o VMWare Server não deu problemas na instalação no Fedora Linux, por isso segue abaixo os passos que precisei realizar para instalá-lo com sucesso:

- Rodar esse script conforme passos descritos em http://radu.cotescu.com/2010/01/19/how-to-install-vmware-server-ubuntu-fedora-opensuse/ ou aplicar esse patch manualmente: VMware-server-2.0.2-203138-update.patch;

- Vai dar erro de compilação do vmnet. Para consertar, edite o arquivo vnetUserListener.c e adicione o '#include "compat_sched.h"', conforme instruções apresentadas em http://blog.chmouel.com/2009/12/05/vmware-vmplayer-and-kernel-2-6-32/.

Após esses dois passos, rode a instalação normalmente.

E não é só isso. Caso tenha problemas em acessar o VMWare Console, baixe esse script presente em http://shellack.de/info/content/vmware-server-20-console-failure.


Espero que essa dica tenha sido útil como foi para mim.


PS: ás vezes usuário Linux sofre... :-(

UPDATE: Consegui rodar a máquina virtual do OWASP Broken Web Applications Project no VirtualBox usando a solução 2 demonstrada em http://www.ubuntugeek.com/howto-convert-vmware-image-to-virtualbox-image.html.

sábado, março 20, 2010

Trainspotting

A cena de abertura do filme Trainspotting (você ainda não assistiu? Pare já o que está fazendo, saia da internet e vá até a locadora mais próxima, foi um dos melhores filmes que já vi) já foi utilizada nas mais diversas áreas, inclusive TI e segurança.


http://www.youtube.com/watch?v=koP4O6QAzx4

Eu já conhecia esse feita para o SysAdmin Day, o adminspotting:




Mas hoje eu encontrei um que achei bem engraçado no site do Marco Ivaldi, compartilho abaixo:



Choose Windows. Choose the eXPerience.
Choose flashy menus on your fucking server.
Choose Exchange. Choose IIS.
Choose Code Red, Nimda, the Lovebug, and a sexy Melissa...
Choose Outlook and end up wondering where your stupid .docs are.
Choose not to choose. Let Micro$oft do it for you.

But why would I want to do a thing like that?

I choose not to be chosen: I choose something else.
The reasons? There are too many reasons.
And who needs reasons when you've got Linux?

(from http://p.ulh.as/)