quarta-feira, setembro 30, 2009

Atualizando seu servidor Dell



Fazer update de firmwares e drivers resolvem muitas dores de cabeça para administradores que tem problemas intermitentes em seus servidores, como por exemplo: uma placa de rede que falha de vez em quando, HDs que perdem o sincronismo de uma Raid e você precisa reconstruí-la frequentemente, servidor "congelando", etc.

O ideal é que todos essas atualizações sejam feitas durante o processo de instalação de um servidor. Não basta apenas atualizar o sistema operacional, atualizar firmwares e bios também é um passo importante na busca da estabilidade.

Para servidores da marca Dell, por exemplo, é possível fazer update das firmwares através dos seguintes passos:

- Baixar o DVD das últimas atualizações no site do fabricante. Para os servidores modelo PowerEdge 2950 ou R710, o link é esse.

- Note que o dvd de atualizações da Dell é dividido em duas partes: OM_6.1.0_SUU_A01.iso.001 e OM_6.1.0_SUU_A01.iso.002. Após baixar os dois arquivos, você deve concatená-los para formar um só, com o comando: cat OM_6.1.0_SUU_A01.iso.001 OM_6.1.0_SUU_A01.iso.002 > OM_6.1.0_SUU_A01.iso

- Se você ainda não tiver um sistema operacional instalado no servidor, deve bootar pelo DVD da Dell: Dell Systems Management Tools and Documentation. Ele auxilia na atualização e instalação do sistema operacional.

- Caso já possua um sistema operacional instalado, e se ele for um Red Hat Linux, não é necessário queimar a ISO num DVD, basta copiar a ISO para o servidor e montá-la com o comando (como root):
mount -o loop OM_6.1.0_SUU_A01.iso /root/iso

OBS: o ponto de montagem acima é um diretório /root/iso criando anteriormente. Criar em /mnt ou /media ou em algum diretório com caracteres especiais pode causar problemas para o dvd de atualizações da Dell.

- Após montado o DVD, para realizar as atualizações basta dar o comando no prompt:
/root/iso/suu -u

O software irá verificar todas as atualizações disponíveis e irá aplicá-las. Você deve desabilitar temporariamente o selinux para realizar as atualizações (setenforce 0 ).

Um problema bem frequente quanto a drivers é referente a placa de rede onboard desses servidores, que normalmente é um modelo Gigabit da Broadcom. Recomendo sempre baixar e instalar a última versão do driver dessa placa de rede do site do fabricante.

domingo, setembro 20, 2009

Python para Administradores Linux

Abaixo segue a apresentação feita por mim na Python Brasil [5], que aconteceu em Setembro de 2009 na cidade de Caxias do Sul-RS.